Foto: Jornal A Bola
O Sport Lisboa e Benfica vive, nos últimos anos, uma das melhores fases a nível de formação. Nomes como Rúben Dias, Ferro, Florentino Luís, Tomás Tavares, Gedson Fernandes, Nuno Tavares, Jota ou Ivan Zlobin já integram o lote de jogadores que têm lugar no plantel sénior encarnado. Estes a juntar a nomes que, atualmente, andam na alta roda do futebol mundial, tais como Bernardo Silva, João Cancelo, Nelson Semedo, João Félix, Gonçalo Guedes, Renato Sanches ou Victor Lindelof, só vem provar que o Caixa Futebol Campos é uma das melhores escolas de formação do mundo, aliás como ainda recentemente foi distinguida na gala Globe Soccer Awards, no Dubai, repetindo a distinção de 2015. Podemos até tomar como exemplo João Félix, que rendeu, neste defeso, mais 126 milhões de euros aos cofres da Luz e que foi vencedor do prémio Golden Boy, atribuído pelo jornal italiano Tuttosport, através de uma votação feita por jornalistas europeus. Também Renato Sanches, no ano de 2016 conquistou o prémio, após se transferir dos encarnados para o Bayern Munique por 35 milhões de euros.

João Félix rendeu 126 milhões aos cofres do clube da Luz
No entanto, na academia do Seixal, começam a despontar pequenos novos talentos que já estão
rotulados como jovens promessas da academia benfiquista.
Quer conhecer alguns ?
Rafael Brito:
Foto: SL Benfica
Rafael Brito, um menino "made in Benfica", ingressou nos quadros da Luz com apenas oito anos de idade. Percorrendo quase todos os escalões de formação do clube, teve, no início desta temporada, a sua oportunidade de vestir o manto sagrado, enquanto sénior, ao ascender de forma definitiva a equipa "B" da Liga Pro com apenas 17 anos de idade.
São muitas as esperanças que são depositadas em Rafael Brito e com 17 anos, estar a jogar com grande regularidade na Segunda Liga Portuguesa só pode ser um bom início para este jovem centro campista que transborda futebol nos pés.
É como Médio-Defensivo que assume maior relevo no jogo, no entanto trata-se de um jogador polivalente que pode também atuar em qualquer zona da linha defensiva. Possuiu boa visão de jogo e um forte posicionamento auxiliados a grande profundidade que dá ao jogo da sua equipa. É forte tanto no passe curto como no passe longo, sendo que também cruza bastante bem. Muito forte no 1x1 e no desarme, consegue fechar bem os espaços entre linhas e adversários. Um verdadeiro líder nato dentro das quatro linhas.
Paulo Bernardo:
Foto: SL Benfica
Paulo Bernardo é outro jovem jogador que tem dado nas vistas no Seixal. O centro-campista de 17 anos certamente pensará em seguir o caminho que os seus homónimos Renato Sanches ou Gedson Fernandes e chegar ao plantel principal dos encarnados. Desde os mais novos escalões de formação que o jovem jogador português se destaca pela sua capacidade técnica e roubo de bola sendo também muito forte na leitura do jogo e posicionamento, além de possuir um forte remate, aparecendo muito bem em zonas de finalização.
Ronaldo Camará:
Foto: SL Benfica
Ronaldo Camará, ainda que já se tenha estreado na época passada na equipa de Sub 23, só na presente temporada é que ascendeu definitivamente a equipa que disputa a Liga Revelação. Sendo um médio-centro, ainda com idade juvenil, tem a forte concorrência de vários atletas mais velhos, mas ainda assim assentou de pedra e cal na formação inicialmente orientada por Jorge Maciel (transferiu-se em Dezembro para o Lille de França) e atualmente por Luís Castro. Um atleta polivalente muito evoluído a níveis técnicos. Muito forte no 1x1, possui uma grande visão de jogo, tendo ainda tido passagens pelo União Atlético Povoense e pelo Sporting Clube Portugal.
Rafael Rodrigues:
Foto: SL Benfica
Ainda que tenha iniciado a época ao serviço dos Juniores A do Sport Lisboa Benfica, Rafael Rodrigues ganhou o seu espaço na equipa de Sub 23 da Liga Revelação, muito também por culpa da lesão do compatriota Sandro Cruz. Um defesa-esquerdo de raiz, que é, também uma das grandes esperanças do clube da Luz. Possuidor de uma boa qualidade técnica, sobe muito bem no terreno de jogo conseguindo tirar excelentes cruzamentos do flanco. Um belo jogador em desenvolvimento na academia encarnada, e com apenas 17 anos, espera-se ainda uma enorme progressão.
Guilherme Montoia:
Foto: SL Benfica
Guilherme Montoia é um lateral-esquerdo possante, para muitos o melhor jogador da sua geração, na sua posição, a nível nacional. Iniciou a época nos Sub 17 mas a ascensão de Rafael Rodrigues aos Sub 23 da Liga Revelação, abriu-lhe as portas da equipa Sub 19 dos encarnados onde assentou de pedra e cal, isto tudo com apenas 16 anos de idade. Muito inteligente, rápido, decide quase sempre bem e tem uma gritante capacidade para fazer todo o corredor com a mesma intensidade durante o jogo. É um verdadeiro líder dentro de campo e possiu ainda uma enorme margem de progressão.
Martim Neto:
Foto: SL Benfica
Tal como Guilherme Montoia, Martim Neto é outro atleta de idade Sub 17 que se afirmou como titular indiscutível na formação de Sub 19 do clube encarnado. Joga como Médio-Centro, sendo um criativo de elevada cultura táctica. Trata-se de um jogador moderno, um verdadeiro 8 com uma boa qualidade técnica , que sabe esconder a bola e que consegue aparecer muitas vezes em boas zonas de finalização.
João Resende:
Foto: SL Benfica
Depois de Ronaldo Camará, Martim Neto e Guilherme Montoia não podia faltar o João Resende. Uma "fornada" de atletas da geração 2003 a sair do Caixa Futebol Campos. O jovem avançado também já alinhou pela equipa de Sub 19 dos encarnados, mas tem jogado com maior regularidade na equipa de Sub 17, onde conta com 19 golos em 12 jogos. Dotado de uma excelente qualidade técnica, movimenta-se muito bem entre os adversários, sabe jogar de costas para baliza e possui um forte remate. Um verdadeiro diamante a lapidar no Seixal.
Existem muitos outros talentos a ser trabalhados no Seixal que poderiam facilmente estar aqui incluídos. O Sport Lisboa e Benfica está saudável e recomenda-se. A formação tem vindo a dar frutos e o constante investimento na mesma está a ser recompensado. Agora resta acompanhar a evolução destes jovens jogadores e esperar que confirmem todo o seu talento.
Texto: Sérgio Ferreira
Exclusivo: Bola No Poste.Pt